Azeitão, foi sede de um concelho extinto em 1855 e atualmente pertence ao distrito de Setúbal e é uma localidade bastante conhecida pelos seus vinhos, queijos e pelas doces tortas de Azeitão. Deve essencialmente o seu nome à grande quantidade de olivais que ali existiam.
Azeitão tem vestígios da presença humana há milénios, mas foi sobretudo a partir do século XV que Azeitão ganhou prestígio, com a instalação de famílias nobres. As quintas, os palácios e as fontes que se espalham por este território são testemunhos desses tempos.
Em Azeitão existem dois grandes produtores de vinho: a Quinta da Bacalhôa do século XV, mandada construir como quinta de recreio do infante de Portugal e restaurada pela Fundação Berardo e a produtora José Maria da Fonseca, que produz um dos vinhos portugueses mais consumidos no Brasil, o Periquita e o famoso Moscatel.
Em 2014, o queijo de Azeitão foi considerado um dos 50 melhores produtos gastronómicos do mundo, sendo distinguido pelos prémios Great Taste Awards, organizados pela Guild of Fine Food (Irlanda).
A Pastelaria Cego é a mais antiga pastelaria de Azeitão, com portas abertas desde 1901 e as suas tortas são das melhores.