Coimbra é uma cidade portuguesa carregada de história.
É uma das cidades mais importantes de Portugal. Encontra-se localizada à beira do rio Mondego. Coimbra foi berço de seis reis da primeira dinastia portuguesa e abrigou a primeira universidade de Portugal, uma das universidades mais antigas e prestigiadas da Europa, tendo sido classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.
Coimbra foi também capital do reino durante os séculos XII e XIII. Quando, em 1139, Afonso Henriques, o primeiro rei de Portugal, decidiu mudar a sua capital de Guimarães mais para o sul do país, escolheu Coimbra.
Cidade de ruelas estreitas, pátios, escadinhas, monumentos fantásticos e arcos medievais, Coimbra preserva até aos dias de hoje toda a riqueza do seu passado histórico.
Coimbra foi uma cidade que sempre desempenhou um papel político fundamental ao longo dos séculos, especialmente no período das lutas académicas, sob a ditadura, constituindo um símbolo da luta pela democracia.
Coimbra tem imensos pontos de interesse, para além da universidade mais prestigiada do mundo, tem belos jardins, como o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra ou os jardins românticos da Quinta das Lágrimas, que testemunharam o amor eterno de Dom Pedro e Inês de Castro. Dentro deste jardim, está localizada a Fonte dos Amores, que, reza a lenda portuguesa, brotou no local onde Inês de Castro, amante e grande amor de D. Pedro I foi assassinada a mando do rei, seu pai.
Em Coimbra podemos também encontrar monumentos e igrejas imponentes; museus fascinantes e cafés históricos, onde se encontravam, em tertúlias, alguns dos escritores mais prestigiados de Portugal. Podemos encontrar também nesta cidade, o inigualável Portugal dos Pequenitos, um parque temático que recria Portugal em miniatura.
Atualmente, Afonso Henriques e Sancho I, os dois primeiros reis de Portugal, repousam em arcas tumulares ricamente decoradas atrás do altar da capela-mor do Mosteiro de Santa Cruz.