grutas 1

Grutas de Mira da Aire


As grutas de Mira de Aire são uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal e são as maiores grutas turísticas de Portugal. Foram descobertas em 1947 e já receberam milhões de visitantes. São um lugar com características muito raras e curiosas, estando localizadas numa zona de serra calcária onde não há rios à superfície. Situam-se em Mira de Aire, no município de Porto de Mós, distrito de Leiria.


Esta região não é atravessada por rios pois a água das chuvas infiltra-se quase toda nas fendas das rochas em vez de escorrer pelas vertentes que originam os rios. Ao penetrar nas pequenas fissuras das rochas, a água ao provocar a dissolução das rochas, alarga-as e transforma-as em corredores ou em poços naturais que são chamados algares. Desta forma, as águas da chuva entranham-se no solo e em contacto com o calcário que vão encontrando, vão originando as várias formações da gruta.


Foi devido à entrada de alguns habitantes num destes algares que foram descobertas as belíssimas Grutas de Mira de Aire.

A extensão e beleza das galerias e corredores das Grutas de Mira de Aire fazem desta maravilha um destino turístico imperdível.

Ao longo dos anos as grutas têm sido exploradas e abertos cada vez mais corredores e galerias ao público e atualmente contam com uma extensão de 11 km. Dos cerca de 11 km já descobertos só é possível visitar aproximadamente uns 600 metros, mas os trabalhos de reconhecimento ainda não terminaram e continuam a encontrar-se novas galerias com regularidade.

Formulário de Agendamento