Imagem do tour

Sesimbra

Sesimbra é uma bonita localidade situada junto ao mar e pertencente ao distrito de Setúbal.


Em Sesimbra encontram-se inúmeros pontos de interesse turístico.


O Cabo Espichel delimita a extremidade sudoeste da península de Setúbal. Durante muitos séculos, a costa portuguesa foi conhecida pelos navios estrangeiros, sobretudo os ingleses, como a “costa negra”, pois não existia qualquer sistema de iluminação que ajudasse à navegação. No final do século XVIII, o Marquês de Pombal mandou construir uma rede de faróis que a tornassem mais segura, entre os quais o do Cabo Espichel, um dos mais antigos de Portugal, construído em 1790. Mais de duzentos anos depois, o farol mantém a sua função e, para além disso, é um autêntico símbolo do Cabo Espichel.


O Santuário de Nossa Senhora do Cabo Espichel, situado no ponto mais ocidental da costa de Sesimbra, num planalto que termina em escarpas para o mar, torna-o um monumento magnífico. É composto pela igreja, hospedarias, Ermida da Memória, Casa de Ópera em ruína, Hortas dos Peregrinos, Casa da Água e aqueduto.


A Fortaleza de Santiago foi construída numa época em que o perigo chegava do mar e as fronteiras marítimas tinham de ser defendidas. Contudo, o curso da história fez com que fosse perdendo preponderância defensiva. A vista da praia, da vila e do Porto de Abrigo, tornam-na num lugar de eleição para contemplar Sesimbra.


Construída no século XV pela corporação dos mareantes e pescadores de Sesimbra, a Capela do Espírito Santo funcionou inicialmente como capela e hospital. Em 1755, o terramoto provocou danos consideráveis no edifício, que permaneceu encerrado até meados do século XX, altura em que reabriu como Biblioteca Municipal.


O Castelo de Sesimbra, cujas origens remontam ao século IX, período de ocupação muçulmana, é o último dos Castelos sobre o mar, que chegaram, bem preservados, até aos dias de hoje e que ainda mantém traços medievais. As suas muralhas têm uma vista única sobre a vila e sobre o mar. Em 1165 foi conquistado por D. Afonso Henriques, e em 1191 foi perdido para os Almóadas. A sua reconquista definitiva dá-se por iniciativa de D. Sancho I, em 1199, monarca que atribuiu o primeiro foral à vila de Sesimbra, então sediada no interior do monumento. No interior do Castelo existem duas exposições permanentes sobre a sua história, um centro de interpretação do património, uma igreja e um cemitério desativado. Os visitantes podem percorrer as muralhas e desfrutar de uma vista privilegiada da vila de Sesimbra e da região.


Em Sesimbra é possível visitar alguns dos vestígios deixados pelos dinossauros no nosso território. O Núcleo Interpretativo da Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino, no Zambujal, é um dos sete monumentos naturais do país. Foi identificada nos finais da década de 80 do século passado e classificada como monumento natural em 1997. Conservadas numa superfície que, há cerca de 155 milhões de anos, era o fundo lamacento da margem de uma laguna litoral, as 108 pegadas estão distribuídas por cinco pistas de diversos herbívoros quadrúpedes, de longa cauda e pescoço comprido. Existe uma plataforma para observação das pegadas e painéis informativos e de interpretação do sítio, que ajudam a conhecer a época em que os dinossauros viveram, assim como curiosidades e caraterísticas destas espécies.

Pontos de Interesse



Fortaleza de Santiago




Castelo de Sesimbra




Cabo Espichel



Capela do Espírito Santo dos Mareantes




Jazida de Icnofósseis da Pedreira do Avelino


Formulário de Agendamento